Fundado em: 2004-2006.
Inalguração: 22 de julho de 2006.
Gramádo: Desso GrassMaster "hibrid" (105x68m).
Cústo: 430 milhões de libras.
Arquitéto: HOK sport
Capacidade: 60.432 sentados.
O Arsenal começou a desenvolver um estádio maior que o highbury, que tinha capacidade para 38.419 pessoas,
considerando-se que havia pouco espaço para expansão do Highbury, já que ficava localizado ao lado de uma via pública e de edifícios, o principal projeto do clube era a construção de um novo estádio.
O Arsenal tinha uma lista de espera de sócios que havia sido encerrada há algum tempo, com mais de 20.000 membros, e estava perdendo uma grande receita potencial. No entanto, encontrar um local para um novo estádio em Londres foi extremamente difícil.
O clube estava disposto a considerar a localização, perto da auto-estrada M25, se necessário, mas tinha uma forte preferência por um local no bairro londrino de inslington, perto de highbury. Em uma fase que havia considerado o deslocamento ao Estado de Wembley (lá o Arsenal havia mandado os jogos da Liga dos Campeões durante a temporadas 1998-1999 e 1999-2000, mas no final retirou essa possibilidade dos planos. Houve grandes especulações de que o Arsenal e tottenham (seu maior rival) passariam a jogador no novo estádio de Wembley.
NOME
Inicialmente o estádio se chamaria Ashburton Grove, nome da rua onde está localizado, mas em 5 de outubro de 2004, o Arsenal anunciou um acordo de patrocínio de 100 milhões de libras com a companhia aérea Emirates Airlines O acordo previa a mudança de nome para Emirates Stadium, como uma estratégia de marketing da companhia dos Emirados Arabes Unidos, que financiaria o projeto junto com o Royal of Scotland. O projeto custou 430 milhões de libras , incluindo o custo da infra-estrutura associada. O acordo previa também o patrocínio de camisa por um período de oito anos, a partir da temporada 2006-2007.
O nome do estádio é muitas vezes encurtado para The Emirates, apesar de alguns torcedores continuarem a usar o nome anterior (Ashburton Grove) para o novo estádio, especialmente aqueles que se opõem ao conceito de nomes de estádio estarem diretamente ligados ao patrocínio de empresas.
Devido aos regulamentos da UEFA, o estádio não é oficialmente chamado Emirates Stadium em competições como a Liga dos Campeões, pelo fato da Emirates não ser um patrocinador oficial desta competição. A UEFA se refere ao estádio como Arsenal Stadium, nome que também era usado para o antigo estádio de Highbury, apesar de a grande maioria dos torcedores o chamarem de Highbury.
Nenhum comentário:
Postar um comentário