Da fundação à Primeira Guerra Mundial
O Arsenal Football Club foi criado a partir da idéia de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory em 1886, que, por diversão, decidiram montar um time de futebol. O Clube a princípio não veio a chamar Arsenal, e sim Dial Square. A primeira partida foi realizada contra o Eastern Wanderers no dia 11 de dezembro de 1886, e o time recém criado venceu por 6 x 0, para a alegria dos trabalhadores da fábrica de armas. Pouco tempo depois o time mudou de nome e passou a se chamar Royal Arsenal, e continuou jogando campeonatos e copas amadoras até o ano de 1891, quando se profissionalizou. Então, em 1891, o time mudou de nome novamente, vindo a chamar Woolwich Arsenal, e conseguindo finalmente entrar para a segunda divisão inglesa, em 1893, alcançando a primeira divisão em 1904. O isolamento geográfico do bairro levou o time a atrair poucos público, em comparação com outros clubes londrinos. Isso quase levou o time a falir, até que em 1910 Henry Norris assumiu o controle do Arsenal. Norris então procurou tirar o clube de Woolwich. Logo após ser rebaixado, em 1913, o time mudou-se para o bairro de Highbury e passou a chamar-se apenas Arsenal. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919, retornou para a primeira divisão do futebol inglês, onde permanece até hoje.
Chapman e os Gloriosos Anos 30
Hebert Chapman chegou ao Arsenal em 1925 e em 1930 guiou os Gunners ao seu primeiro troféu, vencendo o Huddersfield Town na final da FA Cup. Na temporada seguinte, o Arsenal seria campeão Inglês pela primeira vez. Entre 1933 e 1935, ganhou o tricampeonato da liga, feito que só havia sido feito por quatro clubes de ponta. Chapman veio a falecer no meio dos anos de glória do time e acabou se tornando uma lenda para o Arsenal. George Allison assumiu o comando até o final da década, ganhando mais uma FA Cup em 1936 e outro título em 1938. Durante este tempo, teve alguns dos melhores jogadores disponíveis na Inglaterra: Alex James, Ted Drake, David Jack, Eddie Hapgood e George Male apenas alguns dos nomes que jogaram em um dos maiores times da Football League.
Da pós guerra à primeira dobradinha
A Segunda Guerra Mundial interrompeu o Arsenal no trilhar de seu caminho de glórias. Mais tarde, Tom Whittaker tornou-se o técnico e conseguiu mais sucesso para o time. O Arsenal foi campeão em 1947/48 e em 1952/53. Vencedor da FA Cup em 1950. Os anos 60 passaram em branco com duas derrotas no final do Copa da Liga em 1968 e em 1969. Em meados da década, Bertie Mee é nomeado novo técnico e na década seguinte conseguiu um dos marcos os mais significativos na história do Arsenal, conquistando o primeiro troféu Europeu em 1969/70, batendo o Anderlecht por 4 x 3 na soma de resultados dos dois jogos da final.
Na temporada seguinte, os Gunners contavam com jogadores como Charlie George, George Armstrong, Ray Kennedy e o capitão Frank McLintock e conquistaram a FA Cup vencendo as duas partidas contra o Liverpool, em White Hart Lane e na prorrogação em Wembley, onde ali voltaria por mais três vezes consecutivas, sob o comando de Terry Neill no final da década, vencendo a segunda delas (3×2 contra o Manchester United). O jogo ficou conhecido como “A final de Cinco Minutos”. Os Gunners também chegaram à final da Recopa Européia, em 1980, com Graham Rix, Frank Stapleton, Pat Rice, David O’Leary e Liam Brady, porém perderam nos pênaltis para o Valencia.
As Honras de George Graham
Em 1986, George Graham, membro do time vencedor de 1971, assumiu o lugar ocupado por Don Howe. Ele levou o time a conquistar o primeiro troféu da League Cup na temporada de 1986/87 , vencendo o Liverpool por 2×1 na final. Dois anos mais tarde, os Gunners venceriam a Liga, com o famoso gol no último minuto de Michael Thomas, alcançando o título com uma vitória de 2×0 em Anfield Road. Outro título veio em 1990/91, quando o time tinha o famoso quarteto defensivo (Dixon, Bould, Adams, Winterburn) que perdeu apenas um jogo na liga.
Em 1992/93, o Arsenal tornou-se o primeiro clube a ganhar ambas as Copas Inglesas na mesma temporada (FA Cup e Carling Cup), vencendo o Sheffield Wednesday nas duas ocasiões. Uma corrida suprema na Recopa Européia, com uma vitória memorável sobre o Parma na final em Copenhagen, graças ao chute de Alan Smith. Os Gunners falharam em manter o título na temporada seguinte, perdendo 1995 para o Zaragoza, ao mesmo tempo em que George Graham saia do clube com seis troféus em apenas oito anos (dois títulos da Liga, uma Taça das Taças, uma FA Cup e duas Taças da Liga).
Foi sucedido por Bruce Rioch, que ficou no cargo por uma temporada.
O Arsenal na Europa
Nas competições européias, o Arsenal sempre foi uma grande força, apesar de ter conquistado apenas uma Recopa Européia. Nos anos 30, quando o time de Chapman marcou época, as competições européias não existiam. O prestígio do time na Inglaterra era algo mitológico, e se existisse alguma competição Européia naquele tempo, o Arsenal seria favorito ao título. No final da década de 1950, quando a UEFA criou as suas competições, o Arsenal estava longe dos títulos. Pouco tempo depois, em 1956, morrera o técnico que lhe dera o último troféu, em 1953, Tom Whittaker.Em 1970, o Arsenal conquistou o seu primeiro título europeu: a antiga Taça das Cidades com Feira (atual Copa da UEFA), vencendo na final o Anderlecht, da Bélgica. Depois de perder por 3 x 1 em Bruxelas, o Arsenal sufocou os belgas em Highbury. A 15 minutos do final, dois gols em dois minutos, marcados por Radford e Sammels, deram o título à equipe inglesa que venceu por 3 x 0.
Em 1980, o Arsenal chegou à final da European Cup Winners’ Cup, mais conhecida como Recopa Européia, contra o Valencia, mas perdeu na disputa por pênaltis. Só em 1994 a competição viria a ser conquistada pelos Gunners, o segundo e último título europeu, com uma vitória sobre o Parma por 1 x 0, gol de Alan Smith, com um potente chute na entrada da área que garantiu a consagração europeia da era George Graham.
Em 2000, o time chegou na final da Taça UEFA, onde entrou após ser desclassificado na 1ª fase da Liga dos Campeões da UEFA, por Barcelona e Fiorentina, sendo derrotado peloGalatasaray. Houve empate por 0 x 0 no tempo regular de jogo, mas na disputa de pênaltis o clube de Istambul venceu por 4 x 1.
Em 2006, o Arsenal ficou muito próximo do título inédito da Champions League. Depois da expulsão de seu goleiro Jens Lehmann, logo no início do jogo, o Arsenal ficou completamente desustruturado e a equipe permaneceu com dez jogadores até ao final da partida. Mesmo assim, o Arsenal saiu em vantagem por 1 x 0, gol marcado por Sol Campbell após uma falta sofrida por Emmanuel Eboué. Mas o time perdeu várias oportunidades claras de gol e acabou sofrendo o empate e em seguida, em uma jogada de sorte, sofreu a virada pelo time do Barcelona.
O esquadrão imbatível
No início do novo século, o Arsenal conquistou feitos quase impossíveis. Liderados pelo técnico francês Arsène Wenger, um time até então sem grandes nomes veio a ganhar duas dobradinhas dentro da Inglaterra. Na temporada 2001/02, o time conquistou a Premier League e a FA Cup repetindo o feito da temporada 1997/98.
Levando em consideração a dificuldade do campeonato Inglês, que é considerado por muitos o campeonato mais difícil do mundo, o Arsenal veio a ganhar a liga sem perder uma partida sequer. Os torcedores do Arsenal deliraram no último jogo da liga, e logo após o apito final, mais de 350 mil torcedores saíram às ruas de Londres para celebrar o título da equipe que estava fazendo história. Tal equipe que consagrou jogadores como Patrick Vieira, Sol Campbell, Gilberto Silva, Fredrik Ljungberg, Robert Pirès, Edu, Dennis Bergkamp e Thierry Henry. Foi uma celebração monstruosa que chamou a atenção de quase toda imprensa mundial. O time terminou a temporada invicto por 49 jogos, entre a Liga Inglesa e as demais Copas Européias/Nacionais. Até hoje, nenhum time inglês conseguiu tal feito. O Arsenal só veio a perder para o Manchester United na temporada seguinte, quebrando a invencibilidade histórica do time.
As duas dobradinhas e mais o título da FA Cup (Copa da Inglaterra), em 2005, consagraram de vez o técnico Arsène Wenger como um dos maiores da atualidade e da historia do Clube, e mostrou também ao mundo um dos maiores ídolos do Arsenal e um dos melhores atacantes que o mundo já viu, o também francês Thierry Henry.
Principais clássicos
O confronto londrino contra o Tottenham Hotspur é o principal clássico para o Arsenal, confronto este chamado de North London Derby, equipes historicamente rivais por se concentrarem na mesma região de Londres, a Zona Norte.
Outros clássicos para o Arsenal com grande rivalidade são disputados contra o Chelsea e o West Ham, ambos de Londres, e com os maiores clubes do Norte da Inglaterra, o Manchester United e o Liverpool FC.
Despedida do Highbury
O Arsenal usa a tradicional camisa vermelha com mangas brancas, porém na temporada 2005-2006, usou como uniforme principal a cor de vinho frismoize – em homenagem ao Highbury Stadium, que foi utilizado pela última vez nessa temporada. A cor de vinho foi escolhida por ter sido a usada no ano de inauguração do estádio de Highbury (Arsenal Stadium).
O Emirates Stadium
O Arsenal começou a desenvolver um estádio maior que o Highbury, que tinha capacidade para 38.419 pessoas (o menor de quase todos os clubes europeus de grande expressão), durante a última parte da década de 1990. Considerando-se que havia pouco espaço para expansão do Highbury, já que ficava localizado ao lado de uma via pública e de edifícios, o principal projeto do clube era a construção de um novo estádio.
O Arsenal tinha uma lista de espera de sócios que havia sido encerrada há algum tempo, com mais de 20.000 membros, e estava perdendo uma grande receita potencial. No entanto, encontrar um local para um novo estádio em Londres foi extremamente difícil.
O clube estava disposto a considerar a localização, perto da auto-estrada M25, se necessário, mas tinha uma forte preferência por um local no bairro londrino de Islington, perto de Highbury. Em uma fase que havia considerado o deslocamento ao Estádio de Wembley (lá o Arsenal havia mandado os jogos da Liga dos Campeões durante a temporadas 1998/99 e 1999/00), mas no final retirou essa possibilidade dos planos. Houveram grandes especulações de que o Arsenal e Tottenham (seu maior rival) passariam a jogador no novo estádio de Wembley, quando este foi concluído, apesar de que o Arsenal já estava bastante avançado no projeto do então Ashburton Grove nesta época.
O clube havia escolhido um local, um parque industrial em Ashburton Grove, a apenas 500 m de Highbury. O plano foi anunciado em Novembro de 1999, com uma data de inauguração prevista para Agosto de 2003, que viria a ser adiada para o Verão de 2006 devido ao planejamento e dificuldades financeiras.
Apesar da presença do Arsenal em Islington há mais de 80 anos, residentes e empresas locais se opuseram ao novo estádio. Alguns chegaram a entrar com uma ação judicial, apresentada em Julho de 2002, apesar de terem perdido o caso. O estádio se tornou uma questão importante nas eleições locais para prefeito, em Maio de 2006.
A construção do estádio começou em Fevereiro de 2004. Assim como o estádio em si, duas pontes sobre a linha ferroviária que liga o norte da cidade com Drayton Park também foram construídas, estas foram concluídas no Verão de 2004. O estádio coberto, em Agosto de 2005, esta sendo concluída antes do prazo. O clube anunciou que, até Fevereiro de 2006, 90% das cadeiras cativas haviam sido vendidas, e até Junho de 2006, o resto havia sido vendido também. A primeira cadeira do novo estádio foi solenemente instalada em 13 de Março de 2006, pelo meio-campista do Arsenal Abou Diaby. Os holofotes do estádio foram testados com sucesso pela primeira vez em 25 de Junho, pouco menos de um mês antes de sua inauguração, e um dia mais tarde os postes foram erguidos.
Inicialmente o estádio se chamaria Ashburton Grove, nome da rua onde está localizado, mas em 5 de Outubro de 2004, o Arsenal anunciou um acordo de patrocínio de £100 milhões com a companhia aérea Emirates Airlines. O acordo previa a mudança de nome para Emirates Stadium, como uma estratégia de marketing da companhia dos Emirados Árabes Unidos, que financiaria o projeto junto com o Royal Bank of Scotland. O projeto custou £430 milhões, incluindo o custo da infra-estrutura associada. O acordo previa também o patrocínio de camisa por um período de oito anos, a partir da temporada 2006/07.
O nome do estádio é muitas vezes encurtado para The Emirates, apesar de alguns torcedores continuarem a usar o nome anterior (Ashburton Grove) para o novo estádio, especialmente aqueles que se opõem ao conceito de nomes de estádio estarem diretamente ligados ao patrocínio de empresas.
Devido aos regulamentos da UEFA, o estádio não é oficialmente chamado Emirates Stadium em competições como a Liga dos Campeões, pelo fato da Emirates não ser um patrocinador oficial desta competição. A UEFA se refere ao estádio como Arsenal Stadium, nome que também era usado para o antigo estádio de Highbury, apesar de a grande maioria dos torcedores o chamarem de Highbury.
O estádio foi inaugurado em 22 de Julho de 2006 e tem uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quinto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley e Twickenham, que sedia partidas de rugby.
Na data da inauguração, o então camisa 10 do clube e ídolo da torcida, o holandês Dennis Bergkamp, encerrou sua brilhante carreira de jogador de futebol, num jogo contra o Ajax, clube que o revelou. O jogo marcou a inauguração do estádio, e o placar terminou em 2-1 para o Arsenal. O primeiro gol do estádio foi marcado por Klaas Jan Huntelaar, do Ajax.
A inauguração oficial ocorreu em 26 de Outubro de 2006, pelo Príncipe Philip, duque de Edimburgo. Havia sido previsto que a Rainha Elizabeth II iria inaugurar oficialmente o estádio, mas a rainha sofreu uma lesão nas costas e não pôde comparecer neste dia.
Jogadores Históricos
Jogadores que mais atuaram pelo clube : | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
- | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|







Nenhum comentário:
Postar um comentário